Dia 06 de maio é comemorado o dia do Psicanalista e também nesta data em 1856 nascia Sigmund Freud, o pai da Psicanálise.
Lembro ainda hoje com muita clareza as primeiras aulas de Psicanálise com o Prof. Fernando Teixeira na Unesp em Assis/SP.
Cada aula eu me encantava, me chocava, me encontrava e construía o meu pensamento clínico dentro da psicologia.
Ali foi o começo do meu aprendizado analítico. Ao começar a clínica, a teoria foi fazendo mais sentido, e fui construindo um olhar de analista.
Em cada leitura e releitura de Freud tenho um novo entendimento, uma nova compreensão e aprimoro meu olhar. Quem já se aventurou nos escritos do Sr. Freud, sabe o que estou falando.
Em minha trajetória visito outros autores da psicanálise que ampliam meu olhar e cuidado, mas revisitar Freud é sempre inevitável e prazeroso.
Uma teoria poética, cheia de simbolismos, mistérios e profundidade.
Que tem como método a investigação do sentido de nossa existência, do funcionamento psíquico, do inconsciente, um tratamento para as dores da alma.
Freud quem deu a devida importância para nossos sonhos, devaneios e atos falhos e suas relações com nossas ações e maneiras de pensar.
E hoje podemos, através da própria análise, compreender o que estamos sentindo na pele tão intensamente, as contradições, e este impulso de vida e também de morte em meio a tanta incerteza e angústias.
Parabéns a todos psicanalistas que diariamente buscam compreender e ajudar seus analisandos a desenvolverem suas personalidades para um maior auto conhecimento e bem estar psíquico.
Por Cíntia Cazangi
Psicóloga/ Psicanalista
CRP 06/78274
(11) 94221 6182
www.cintiacazangi.com
_____________________________
Comments