Áreas de Atuação

Psicoterapia de Adolescentes

A adolescência é uma época da vida marcada por diversas mudanças:

  • Formação de uma nova identidade 

  • Rompimento com modelo infantil 

  • Identificação com grupo 

  • Alterações corporais 

  • Interesse pelo sexo 

  • Impulsividade  

  • Sentimentos e desejos ambivalentes (onipotência e fragilidade; independência (dos pais) e dependência (do grupo), entre outros)

Em geral, vivencia uma tansição entre a vida infantil e adolescente, agindo em alguns momentos como criança que não tem responsabilidades, quer proteção e em outros querendo total independência, irritando-se com conselhos e a cobrança por satisfações. Neste momento de transição a antiga criança está aprendendo a lidar com as mudanças de seu corpo e sua mente e os pais estão aprendendo a deixar de ter uma criança para ter um adolescente em casa, com diferentes necessidades e interesses.

Essa época também tem como característica o interesse por atividades e relacionamentos externos à casa e à família, o que em geral causa preocupações e dificuldades, por parte dos pais, em lidar com essa curiosidade e movimento do filho. Surgem várias questões como: Será que meu filho está escolhendo amigos adequados? Será que não gosta mais da família? Porque está agindo assim? 

Alguns adolescentes podem neste momento apresentar dificuldades em se colocar socialmente e inserir-se em um grupo, isolando-se, apresentando timidez excessiva ou até mudando drasticamente de comportamento, aparência  e idéias para identificar-se e ser aceito pelo grupo.

Essas mudanças e novas descobertas na vida do adolescente podem gerar  dúvidas, constrangimentos, medos, confusões, dificuldades em se relacionar e em se colocar e lidar com todas essas novas descobertas.

Portanto é necessário que o adolescente seja constantemente orientado, que seja propiciado um ambiente de acolhimento, em que ele sinta desejo e confiança em partilhar suas questões com a família. Para que assim possa-se evitar o que é vivenciado socialmente (rebeldia, delinqüência, gravidez na adolescência, abuso de álcool e drogas, etc.)

Neste sentido o atendimento psicológico com o adolescente é caracterizado por certo aspecto lúdico e também através da fala, como intermédio entre o atendimento adulto e infantil, levantando questões típicas dessa fase. O atendimento é realizado com o adolescente e caso haja a necessidade, também com os pais e escola. Por ser uma fase de mudanças e transformações físicas, emocionais e socias, pode apresentar uma maior fragilidade, sendo necessário um facilitador para o bom andamento do desenvolvimento. 

Av. Paulista, 575
São Paulo, SP 01311-100

psicocintia@gmail.com

Tel: (11) 94221-6182

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Google+ Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2016 por Cíntia Cazangi. Criado orgulhosamente com Wix.com