Cíntia Cazangi
Áreas de Atuação
Psicoterapia de Adolescentes
A adolescência é uma época da vida marcada por diversas mudanças:
-
Formação de uma nova identidade
-
Rompimento com modelo infantil
-
Identificação com grupo
-
Alterações corporais
-
Interesse pelo sexo
-
Impulsividade
-
Sentimentos e desejos ambivalentes (onipotência e fragilidade; independência (dos pais) e dependência (do grupo), entre outros)
Em geral, vivencia uma tansição entre a vida infantil e adolescente, agindo em alguns momentos como criança que não tem responsabilidades, quer proteção e em outros querendo total independência, irritando-se com conselhos e a cobrança por satisfações. Neste momento de transição a antiga criança está aprendendo a lidar com as mudanças de seu corpo e sua mente e os pais estão aprendendo a deixar de ter uma criança para ter um adolescente em casa, com diferentes necessidades e interesses.
Essa época também tem como característica o interesse por atividades e relacionamentos externos à casa e à família, o que em geral causa preocupações e dificuldades, por parte dos pais, em lidar com essa curiosidade e movimento do filho. Surgem várias questões como: Será que meu filho está escolhendo amigos adequados? Será que não gosta mais da família? Porque está agindo assim?
Alguns adolescentes podem neste momento apresentar dificuldades em se colocar socialmente e inserir-se em um grupo, isolando-se, apresentando timidez excessiva ou até mudando drasticamente de comportamento, aparência e idéias para identificar-se e ser aceito pelo grupo.
Essas mudanças e novas descobertas na vida do adolescente podem gerar dúvidas, constrangimentos, medos, confusões, dificuldades em se relacionar e em se colocar e lidar com todas essas novas descobertas.
Portanto é necessário que o adolescente seja constantemente orientado, que seja propiciado um ambiente de acolhimento, em que ele sinta desejo e confiança em partilhar suas questões com a família. Para que assim possa-se evitar o que é vivenciado socialmente (rebeldia, delinqüência, gravidez na adolescência, abuso de álcool e drogas, etc.)
Neste sentido o atendimento psicológico com o adolescente é caracterizado por certo aspecto lúdico e também através da fala, como intermédio entre o atendimento adulto e infantil, levantando questões típicas dessa fase. O atendimento é realizado com o adolescente e caso haja a necessidade, também com os pais e escola. Por ser uma fase de mudanças e transformações físicas, emocionais e socias, pode apresentar uma maior fragilidade, sendo necessário um facilitador para o bom andamento do desenvolvimento.