top of page

Áreas de Atuação

Orientação Profissional
para Jovens
Orientação Profissional
para Adultos

É importante avaliar se estas questões são reais, realmente relevantes e se trazem felicidade.

 

Se estas respostas são negativas, está na hora de pensar, repensar e/ou reafirmar a escolha ou trajetória profissional, e como reorganizar a vida para estar mais perto dos próprios sonhos. 

 

A psicoterapia pode ajudar considerando todos os aspectos envolvidos na questão.
 

Por questões como estabilidade, salário fixo, "segurança", ou até mesmo comodismo, ou insegurança, permanece-se em funções e/ou trabalhos que não dão prazer, que não se gosta, não motivam ou simplesmente não se quer mais.

Entre as muitas decisões, está a escolha por uma carreira profissional, o que futuramente fará parte de sua constituição, de sua identidade adulta, fato que facilitará a inserção do jovem no mercado de trabalho. Assumir o papel de trabalhador, em nossa sociedade, significa um passaporte – código de ingresso – para o mundo adulto.

Lidar com essa pressão de escolha profissional na adolescência torna-se um desafio para todos os adolescentes, pois, nessa fase do ciclo de vida, o jovem já enfrenta um período de contradições, de questionamentos e da busca de autonomia. Nesse cenário, ele é convocado a elaborar seu plano de vida e sua escolha profissional de tal forma que seja compatível com a sua realidade e com suas aspirações individuais.

Atentando que a melhor escolha é a que leva em consideração todos os aspectos envolvidos na questão, a mesma será determinada por todas as influências relevantes desde a infância, destacando-se aquelas vindas da família de origem e do processo de escolarização até o momento presente, que envolve a sociedade em que vivemos e que está em constante transformação. Neste sentido a orientação profissional irá colaborar, através de um programa que abrange o conhecimento das profissões, o autoconhecimento e a análise da realidade atual do mercado de trabalho e suas perspectivas, para que este jovem possa ponderar as determinações envolvidas em sua opção, tendo condições para escolher mais seguramente sua profissão.

A juventude se caracteriza por um momento de constantes alterações físicas, mentais e sociais. Neste período o jovem se sente muitas vezes pressionado pela sociedade, pela própria família, pela escola, pelos amigos e até por si mesmo, a tomar decisões, as quais, em geral, não está preparado.

bottom of page