Não, este não é um post com instruções de como lidar com a sua saúde mental, não é um passo a passo para ser feliz, e nem uma receita infalível de como ter sucesso na sua vida.
As vezes fazer terapia é como fazer um bolo com batedeira.
Hum!?... confuso!?...
Vou explicar...
Esses dias resolvi fazer um bolo, mas não quiz usar a batedeira, pois achei que seria muito trabalhoso, pegar a batedeira e seus apetrechos do armário onde estava guardada, depois limpa-la após o uso, sujar muito mais coisas,... então resolvi bater o bolo a mão.
O resultado que obtive foi:
- uma dificuldade em bater a massa levando muito mais tempo que com a batedeira,
- ficar com dor no ombro por algumas horas por ter que misturar a massa,
- o bolo ter ficado magrinho porque não cresceu,
- e não ter ficado fofinho como de costume.
E me peguei refletindo e comparando esta experiência à experiência de fazer terapia.
É possível sim fazer e resolver nossas questões, medos, angústias sozinhas, mas será bem mais cansativo e desgastante. É possível concluir o que queria, ter algum resultado, mas pode ser mais difícil, demorado e aquém do que poderia ter sido.
Fazendo terapia existe todo o trabalho de disponibilidade interna, financeira e de tempo para as sessões, mas é um recurso que facilita o desenvolvimento e ajuda a desenvolver maneiras de resolver as questões de forma eficiente, madura e tranquila, tendo um resultado mais efetivo e coerente.
E não tem receita pronta, nem fazendo terapia.
Algumas pessoas acham que vendo dicas de terapeutas e psicólogos já é suficiente, pode ajudar sim, mas como bem disse minha colega @angelsiqueira.fono “Dica não substitui terapia". Cada pessoa constrói a receita que tem mais haver consigo junto com o terapeuta, no seu tempo, na sua medida, na sua velocidade.
Por Cíntia Cazangi
#Psicóloga/ #Psicanalista
CRP 06/78274
Agende uma #consulta online!
(11) 94221 6182
_____________________________
Comments