• Cíntia Cazangi

O que você vai ser agora que cresceu?! - A difícil tarefa de escolher uma profissão.


A juventude se caracteriza por um momento de constantes alterações físicas, mentais e sociais. Neste período o jovem se sente muitas vezes pressionado pela sociedade, pela própria família, pela escola, pelos amigos e até por si mesmo, a tomar decisões, as quais, em geral, não está preparado.

Entre as muitas decisões, está a escolha por uma carreira profissional, o que futuramente fará parte de sua constituição, de sua identidade adulta, fato que facilitará a inserção do jovem no mercado de trabalho. Assumir o papel de trabalhador, em nossa sociedade, significa um passaporte – código de ingresso – para o mundo adulto.

Lidar com essa pressão de escolha profissional na adolescência torna-se um desafio para todos os adolescentes pois, nessa fase do ciclo de vida, o jovem já enfrenta um período de contradições, de questionamentos e da busca de autonomia. Nesse cenário, ele é convocado a elaborar seu plano de vida e sua escolha profissional de tal forma que seja compatível com a sua realidade e com suas aspirações individuais.

Atentando que a melhor escolha é a que leva em consideração todos os aspectos envolvidos na questão, a mesma será determinada por todas as influências relevantes desde a infância, destacando-se aquelas vindas da família de origem e do processo de escolarização até o momento presente, que envolve a sociedade em que vivemos e que está em constante transformação.

Neste sentido a orientação profissional irá colaborar, através do conhecimento das profissões, do autoconhecimento e da análise da realidade atual do mercado de trabalho e suas perspectivas, para que este jovem possa ponderar as determinações envolvidas em sua opção, tendo condições para escolher mais seguramente sua profissão.

Site sugerido: Guia do Estudante

Filme Sugerido: Gênio Indomável (Good Will Hunting) 1997

Sinopse: Will Hunting (Matt Damon) é um jovem com uma inteligência espetacular para resolver equações e problemas matemáticos complexos, mas que também, por ser rebelde, já teve passagens pela polícia. Certo dia ele é descoberto por um professor universitário, que o encaminha para o terapeuta Sean (Robin Williams), que vai tentar ajudá-lo a resolver seus problemas emocionais.

Escrito por Cíntia Cazangi

Psicóloga clínica, institucional e psicoterapeuta, formada e pós-graduada pela UNESP/SP e Santa Casa de Misericórdia/SP, especializanda em Psicossomática Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae. 10 anos de experiência no atendimento a adultos, adolescentes, idosos, crianças, orientação de pais e profissional.

#jovens #adoescente #profissão #orientaçãovocacional #orientaçãorpofissional #psicologia #psicoterapia #decisãoprofissional

173 visualizações

Av. Paulista, 575
São Paulo, SP 01311-100

psicocintia@gmail.com

Tel: (11) 94221-6182

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Google+ Icon
  • White LinkedIn Icon

© 2016 por Cíntia Cazangi. Criado orgulhosamente com Wix.com